sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Os múltiplos espaços de atuação do professor com as tecnologias digitais

Hoje, o professor, em qualquer curso, precisa aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora.
Antes, a referência básica de todos era a sala de aula. Agora, essa sala de aula é multifuncional, conectada com o mundo, integrada com as tecnologias móveis e com outros espaços (e tempos) que ampliam e tornam muito mais rico e complexo o processo de ensinar e de aprender. O conceito de Ensino Híbrido trabalha  as implicações que esta multiplicação de espaços e tempos trazem para a aprendizagem num mundo conectado, em que tudo se compartilha ininterruptamente com celulares portáteis, dentro e fora da sala de aula, formal e informalmente.

Aprendizagem híbrida na sala de aula multifuncional

A sala de aula é cada vez mais multifuncional, conectada com o mundo, integrada com as tecnologias móveis e com outros espaços (e tempos). Os espaços físicos começam a ser redesenhados: mais agradáveis, flexíveis, atraentes, coloridos (principalmente para as crianças). Ambientes agradáveis e diversificados ajudam a que os alunos possam desenvolver atividades diferentes, sob a orientação do professor: Atividades individuais, grupais e coletivas. O design das salas de aula e dos espaços da escola é a expressão visível de um projeto pedagógico institucional mais ou menos inovador. Escolas inovadoras procuram remodelar seus espaços para a introdução de metodologias ativas, com possibilidade de atividades diferentes, simultaneamente. Nelas há espaços para leitura individual, para trabalho em grupo conectados ou não e para atividades de toda a classe, além de espaços de lazer.

Além do design multifuncional e colorido, é importante  que cada docente desenvolvam estratégias de acolhimento afetivo  dos estudantes, para que cada um se sinta valorizado, incluído, participante ativo  de uma comunidade de aprendizagem.   
A sala de aula é um ambiente de muitas atividades diferentes: individuais, grupais, coletivas. As atividades podem ser muito mais diversificadas, com metodologias mais ativas, que combinem o melhor do percurso individual e grupal.

Atividades diversificadas e integradas:  

1. Atividades de autoaprendizagem: aprendizagem no ritmo individual
. Pesquisa, estudo e projetos individuais
. análises, exercícios, simulações, jogos, ensaios
2. Atividades  interativas: por interação parcial com outras pessoas
. Aulas e orientação com professores, especialistas e tutores
. Visitas, entrevistas
. Debates, Seminários, Painéis
3. Atividades colaborativas: aprendizagem por  participação direta e intensa em atividades comuns
. Estudo de caso
. Aprendizagem por projetos e problemas
. Pesquisa e discussão em grupos, Aprendizagem por pares
. Simulações em grupo, jogos, construção de narrativas
O professor pode combinar, de forma equilibrada e interessante, atividades colaborativas com atividades mais personalizadas.  Pode combinar aulas dialogadas, aulas com pesquisa, aula invertida (o básico os estudantes estudam antes ou individualmente e em sala aprofundam os temas em grupos ou em discussões com o professor).
Podem ser desenvolvidas atividades e projetos a partir de jogos e de histórias analógicas e digitais. A combinação de aprendizagem por desafios, problemas reais, jogos, com a aula invertida é muito importante para que os alunos aprendam fazendo, aprendam juntos e aprendam, também, no seu próprio ritmo.  Há hoje um grande avanço na análise dos metadados, na geração de relatórios personalizados, no desenvolvimento de plataformas adaptativas e aplicativos que orientam os professores sobre como cada aluno aprende, em que estágio se encontra, o que o motiva mais. Exemplos de Plataformas adaptativas são a Khan Academy, o QMágico e a Geekie.
 O que são Ambientes Virtuais de Aprendizagem?
Ambientes online. Os alunos já se conhecem, já tem as informações básicas de como pesquisar e de como utilizar os ambientes virtuais de aprendizagem. 
O professor precisa hoje adquirir a competência da gestão dos tempos a distância combinados com o presencial. O que vale a pena fazer pela Internet que ajuda a melhorar a aprendizagem, que mantém a motivação, que traz novas experiências para a classe, que enriquece o repertório do grupo.
Existem ambientes virtuais simples (como por exemplo blogs ou as páginas de grupos em redes sociais) e existem ambientes complexos (plataformas virtuais integradas). Existem ambientes gratuitos (como o Moodle) e ambientes virtuais pagos (como o Blackboard ou o Desire2Learn). Existem ambientes de código fechado (gratuitos ou pagos, nos quais não se pode mexer no código-fonte) ou de código aberto (que permitem modificar o programa, como o Moodle).

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