segunda-feira, 12 de setembro de 2016

 O Professor do Ensino Superior, abordando: identidade, formação, competências e habilidades frente a era digital.

Leituras de referencia:

MASETTO, M. T. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente In: MASETTO, Marcos T. (org). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998;

COMPLETE O MAPA CONCEITUAL





MENDONÇA, José R. etl al. Competências gerenciais do professor de ensino superior para a gestão universitária: discussão teórica. Anais...Forges, 2013. Disponível em:

RAMOS, Katia M. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógico-didática. Porto: Universidade do Porto, 2010, p. 19-59.

PEREZ GOMEZ, Àngel I. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Artmed, 2015, p.14-30; 4).

FAVERO, Altair A.; TAUCHEN, Gionara. Docência da educação superior: tensões e possibilidades de gestão da profissionalização. Acta scientiarum, Maringá, v,35, n.2, p. 235-242, jul/dez, 2013. Disponível em:http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/20074


FELDKERCHER, Nadiane. Docência Universitária: o professor universitário e sua formação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12. N. 22, p. 221-245, maio/ago 2016. Disponível em:http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/5819/5619

Mapas conceituais são ferramentas gráficas que objetivam organizar e representar o conhecimento.

Construa um mapa conceitual, a partir das leituras, debates em sala de aula e das questões para discussão:

Ferramentas para elaboração de mapas conceituais:

Bubbl.us – https://bubbl.us

Cmap Tools – http://cmap.ihmc.us/

Coggle – https://coggle.it/

Comapping – www.copapping.com


Creatily – http://creately.com

Dropmind – http://dropmind.com




Gliffy – www.gliffy.com


Mind42 – http://mind42.com


Mindmeister – http://www.mindmeister.com





Popplet – http://popplet.com/

Scribblar – http://sribblar.com/

Stormbioard – www.stormboard.com

Tex2midmap – www.text2mindmap.com

Wisemapping – www.wisemapping.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário