Texto reflexivo Ilustrado a partir do Documentário Nação Digital e Bridging Our Future
O documentário Nação Digital analisa a vida na fronteira virtual: mostra escolas que optaram por uma educação multimídia, analisam o exemplo da Coréia do Sul, as consequências da revolução digital, os aviões dos EUA controlados remotamente nas guerras no Afeganistão e Iraque. Investiga mudanças sociais ocorridas a partir da internet. Mostra as dificuldades de professores em desconectar estudantes das redes sociais para conectá-los às aulas. Discute o significado de viver no mundo digital do século 21, as implicações de viver em um mundo tecnológico, o impacto da conectividade constante, as relações humanas, profissionais e de lazer neste contexto.
O documentário inicia quando a produtora do filme, Rachel Dretzin, conta que a ideia de pesquisar as relações que estamos travando com a tecnologia lhe ocorreu após observar a família. O filho mais velho brincava com um notebook e os dois menores jogavam no iPhone da mãe, enquanto o marido dela trabalhava no computador. Todos reunidos na sala, mas nenhum deles parecia estar ali. Ela parte desse ponto, com ajuda do amigo e jornalista Douglas Rushkoff, para investigar que tipo de relação estamos criando com as tecnologias digitais.
O vídeo Bridging Our Future da Intel, mostra situações de sala de aula com tecnologias gamificadas centradas na aprendizagem colaborativa e individualizada.
Analise os dois vídeos e debata no Grupo do Whatsapp da turma:
Analise os dois vídeos e debata no Grupo do Whatsapp da turma:
1. Contextualização do documentário e vídeo;
2. Relação dos contextos apresentados com o ensino superior;
3. Repercussões na prática pedagógica de cada um a partir de duas situações escolhidas nos vídeos;
4. Como professor universitário, diante do contexto do estudante multitarefa em situações de aprendizagem, que estratégias usar para “desconectar os estudantes das redes sociais ou tecnologias digitais, para conectá-los às aulas”?
5. Como utilizar estas tecnologias em proveito das aulas no ensino superior?. A partir de todas contribuições será construido texto ilustrado com imagens.
2. Relação dos contextos apresentados com o ensino superior;
3. Repercussões na prática pedagógica de cada um a partir de duas situações escolhidas nos vídeos;
4. Como professor universitário, diante do contexto do estudante multitarefa em situações de aprendizagem, que estratégias usar para “desconectar os estudantes das redes sociais ou tecnologias digitais, para conectá-los às aulas”?
5. Como utilizar estas tecnologias em proveito das aulas no ensino superior?. A partir de todas contribuições será construido texto ilustrado com imagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário